quinta-feira, 8 de abril de 2010

Scrum (Parte 1): Introdução

Scrum - Introdução

Segundo o dicionário, Scrum significa “uma parte de um jogo de Rugby”. Em um jogo de Rugby os jogadores movem-se rápido para tentar apanhar a bola.

No mundo dos negócios, Scrum é um método ágil, iterativo e incremental para o Gerenciamento de Projetos, baseado nos princípios da comunicação, colaboração, simplicidade, negociação, alinhamento do negócio e resposta rápida ao mercado e à mudança constante dos requisitos.

Este método moderno compartilha os poderes, não possui aquela figura do gerente de projeto centralizador que o PMBOK defende.

Com Scrum o foco é na Equipe!

É compatível com CMMI 3 e ISO9001. Porém, somente a utilização do Scrum não basta (não é a bala de prata), uma vez que é uma metodologia voltada para a gestão de projetos, deixando lacunas em relação a questões de engenharia de software e riscos.

Deve-se analisar o que pode ser mesclado com Scrum, de acordo com o contexto de cada projeto, como por exemplo:
- Práticas como gerência de riscos do PMI;
- Disciplinas de engenharia do XP: trabalhar orientado a testes (TDD: Test Driven Development), refactoring, programação em pares e integração contínua.
- Disciplinas de engenharia do RUP: gerenciamento de configuração e mudanças.

Em empresas que utilizam processos tradicionais, ou nenhum processo consagrado, não necessariamente deve-se quebrar todos os paradigmas e sair adotando Scrum. Mas pode-se ir adotando práticas aos poucos para melhorar o trabalho, a organização e a produtividade.

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