sexta-feira, 9 de abril de 2010

Scrum (Parte 4): Reuniões

Scrum – Reuniões (Cerimônias):

Sprint Planning (Planejamento do Sprint): o que vamos construir no Sprint e como iremos construir. O Product Owner (PO) explica o escopo (o que é mais importante para a dada iteração). Ele escreve as tarefas de cada história em alto nível (funcionalidades a serem construídas). Depois, o time estima a complexidade. O time escolhe o sprint backlog e escreve as tarefas para cada estória. O Time Boxed máximo para esta reunião é de 4 horas.

Daily Scrum (Reunião Diária): reunião diária para levantar como está ocorrendo o sprint. A sugestão é fazer a reunião todo dia pela manhã, se possível no começo do dia, se todos chegam no mesmo horário. O que fiz desde a última reunião? O que farei até a próxima reunião? Algum impedimento? Esta reunião é feita em pé para que seja rápida. O Scrum Master anota os impedimentos, se houverem, para depois da reunião tratá-los. Não é uma reunião de discussão. A reunião não é para o chefe, mas para o time. Um bom teste para o chefe é faltar uma vez ou outra para verificar se a equipe faz a reunião. Se não fizer, então a equipe não entendeu o propósito das reuniões diárias. Nesta reunião ninguém pode ficar exposto por não estar conseguindo realizar certas tarefas. A função do Scrum Master neste caso é escutar, depois "chamar para um café", detectar as dificuldades e pensar numa solução para esta pessoa (ex.: treinamento, ou colocar algum profissional mais experiente para auxiliá-lo). Esta reunião dá visibilidade a um processo que é empírico por natureza. As reuniões diárias visam também uma melhora constante da comunicação entre as pessoas e isso faz com que muito do que teria que ter sido escrito possa ser resolvido na base da conversa. E se uma pessoa sai da empresa, em uma equipe de 5? As outras 4 pessoas conhecem muito bem o projeto e dividirão as estórias que a pessoa que saiu deixar. Nada substitui uma boa conversa. A reunião diária leva ao feedback constante do projeto. É ESSENCIAL que pelo menos o Scrum Master e o time inteiro estejam presentes. Já o Product Owner deve estar disponível para ser consultado pelo Time diversas vezes ao longo do dia, para o caso de dúvidas em relação aos requisitos ilustrados nas estórias. Time boxed máximo: 15 minutos.

Sprint Review (Revisão do Sprint): onde o Tiime mostra o resultado do sprint (Team demo). É informal, sem slides. Todos podem participar, mas somente 'pigs' (Time, Product Owner e Scrum Master) podem falar. O Product Owner dará a nota para o Sprint, podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo. O time boxed máximo é 2 horas.

Sprint Retrospective: lições (o que foi bom? O que precisa melhorar? O que o time pode resolver? O que a empresa precisa resolver?). Participam Product Owner, Scrum Master e Time). O time boxed máximo é de entre 2 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário